
Bob Seger distinguiu-se como um dos mais populares cantores de rock da década de 70, combinando a energia do rock de garagem com o sentimento da soul e do R&B.
Seger começa a tocar em 1961, ao fazer parte de um trio de Detroit intitulado "Decibels", onde conhece o seu futuro manager, Eddie "Punch" Andrews.
Pouco depois, ingressa como vocalista e tecladista num novo projeto de nome Doug Brown & the Omens, o qual chega a editar alguns álbuns já sob o nome de "The Beach Bums".
Em 1966 Seger edita o seu primeiro single solo intitulado "East Side Story", tornando-se rapidamente um sucesso. Seguem-se "Persecution Smith" e "Heavy Music".
Dois anos depois, o cantor funda o grupo Bob Seger System e assina contrato com a gravadora Capitol Records. Pouco depois, é lançado o álbum de estréia intitulado "Ramblin' Gambliin' Man". O single homonimo do disco torna-se então um êxito, chegando ao 17º posto das paradas norte-americanas.
No ano seguinte é a vez de "Noah", um álbum após o qual o cantor anuncia uma retirada do mundo da música para se dedicar aos estudos universitários.
No entanto, alguns meses depois, Bob regressa à música, desta feita já com uma nova banda de apoio e com novo disco de nome "Mongrel".
Em 1971, dissolve a sua banda e grava sozinho o seu trabalho seguinte, "Brand New Morning".
Em seguida começa a atuar com, Dave Teegarden e Skip "Van Winkle" Knape, o qual colabora com Seger para a gravação de "Smokin' O.P.'s" de 1972.
Após o lançamento de alguns álbuns mal sucedidos comercialmente no início da década, o músico grava com Silver Bullet Band em 1975, "Beautiful Loser", um disco bem recebido que serve de apoio a uma extensa tournê. A digressão é mesmo registrada em álbum, dando origem à edição de "Live Bullet", no ano seguinte. O disco é um verdadeiro sucesso, chegando mesmo à quádrupla platina.
Aproveitando a maré alta, Seger lança, nos anos subsequentes "Night Moves" e "Stranger In Town" (em 1976 e 1977, respectivamente), mais dois fenômenos de popularidade que entram para o top-10 norte-americano.
Em 1980 Seger chega, pela primeira vez, ao topo das paradas norte-americanas com o álbum "Against The Wind". Do disco ficaram alguns dos seus temas mais populares, como "Fire Lake", "Against The Wind" ou "You'll Accomp'ny Me".
No ano seguinte é o álbum ao vivo "Nine Tonight", a vender vários milhões de cópias, alcançando o terceiro posto do top dos EUA.
Em 1982, segue-se "The Distance", que inclui o seu tema mais popular intitulado "Shame On The Moon". No entanto, no decorrer da década, a relação entre Seger e a sua banda começa a deteriorar-se, levando a sucessivas alterações de formação. A partir dessa altura, Bob Seger, começa a gravar e a tocar ao vivo com muito menos frequência, editando até o final da década apenas mais um disco, "Like a Rock", em 1986. Na década de 90 apenas se encontra o nome de Bob Seger em dois álbuns: "The Fire Inside", de 1991, e "It's a Mistery", de 1995.
Seger começa a tocar em 1961, ao fazer parte de um trio de Detroit intitulado "Decibels", onde conhece o seu futuro manager, Eddie "Punch" Andrews.
Pouco depois, ingressa como vocalista e tecladista num novo projeto de nome Doug Brown & the Omens, o qual chega a editar alguns álbuns já sob o nome de "The Beach Bums".
Em 1966 Seger edita o seu primeiro single solo intitulado "East Side Story", tornando-se rapidamente um sucesso. Seguem-se "Persecution Smith" e "Heavy Music".
Dois anos depois, o cantor funda o grupo Bob Seger System e assina contrato com a gravadora Capitol Records. Pouco depois, é lançado o álbum de estréia intitulado "Ramblin' Gambliin' Man". O single homonimo do disco torna-se então um êxito, chegando ao 17º posto das paradas norte-americanas.
No ano seguinte é a vez de "Noah", um álbum após o qual o cantor anuncia uma retirada do mundo da música para se dedicar aos estudos universitários.
No entanto, alguns meses depois, Bob regressa à música, desta feita já com uma nova banda de apoio e com novo disco de nome "Mongrel".
Em 1971, dissolve a sua banda e grava sozinho o seu trabalho seguinte, "Brand New Morning".
Em seguida começa a atuar com, Dave Teegarden e Skip "Van Winkle" Knape, o qual colabora com Seger para a gravação de "Smokin' O.P.'s" de 1972.
Após o lançamento de alguns álbuns mal sucedidos comercialmente no início da década, o músico grava com Silver Bullet Band em 1975, "Beautiful Loser", um disco bem recebido que serve de apoio a uma extensa tournê. A digressão é mesmo registrada em álbum, dando origem à edição de "Live Bullet", no ano seguinte. O disco é um verdadeiro sucesso, chegando mesmo à quádrupla platina.
Aproveitando a maré alta, Seger lança, nos anos subsequentes "Night Moves" e "Stranger In Town" (em 1976 e 1977, respectivamente), mais dois fenômenos de popularidade que entram para o top-10 norte-americano.
Em 1980 Seger chega, pela primeira vez, ao topo das paradas norte-americanas com o álbum "Against The Wind". Do disco ficaram alguns dos seus temas mais populares, como "Fire Lake", "Against The Wind" ou "You'll Accomp'ny Me".
No ano seguinte é o álbum ao vivo "Nine Tonight", a vender vários milhões de cópias, alcançando o terceiro posto do top dos EUA.
Em 1982, segue-se "The Distance", que inclui o seu tema mais popular intitulado "Shame On The Moon". No entanto, no decorrer da década, a relação entre Seger e a sua banda começa a deteriorar-se, levando a sucessivas alterações de formação. A partir dessa altura, Bob Seger, começa a gravar e a tocar ao vivo com muito menos frequência, editando até o final da década apenas mais um disco, "Like a Rock", em 1986. Na década de 90 apenas se encontra o nome de Bob Seger em dois álbuns: "The Fire Inside", de 1991, e "It's a Mistery", de 1995.
Fonte: Gonçalo Passinhas

Abraços a todos do TREMDEDOIDO.

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