segunda-feira, 31 de março de 2008




James Vernon Taylor (12 de março de 1948, em Belmont, Massachusetts) é um músico norte-americano de folk rock.
Começou sua carreira no final dos anos 60, ligado a folk-rock da época. Como não conseguia espaço em seu próprio país, foi tentar a sorte na Inglaterra, sendo um dos primeiros contratados da gravadora dos Beatles, a Apple Records. Mas as gravações
que realizou no período 68/69 não chamaram a atenção e ele voltou para os EUA. Utilizou muitas músicas deste período para seu primeiro album de sucesso "Sweet baby James"(69), lançado na América. A partir daí, colecionou hits: Caroline on my mind,
Fire and rain, Mexico, Her town too, Shower the people e How sweet is it estão entre os mais destacados. Com vocais serenos, naturais, introduziu o que foi chamado nos anos 70 de soft-rock, uma sonoridade acústica, com pitadas de folk e pop, que fez muito sucesso.
Com este jeito calmo e introspectivo, o artista foi um ícone dos anos 70 e conquistou fãs em várias gerações. A maioria dos seus álbuns alcançou vendagens recordes, que lhe renderam um disco de diamante por bater mais de dez milhões de cópias em sua carreira.
Sua interpretação mais conhecida é a canção de Carole King, You’ve got a Friend, gravada no álbum "Mud Slide Slim and The Blue Horizon" (1971), que foi responsável pelo Grammy de Melhor Cantor Pop que conquistou. O mesmo feito foi realizado
novamente, em 1978, com "Handy Man", de JT (1977).
Apesar do sucesso, James Taylor foi dependente de heroína por muitos anos e isto prejudicou sua carreira. Os albuns que lançou após 1977 foram mal recebidos pela crítica. Diziam que ele havia perdido sua inspiração como compositor. "That’s Why
I’m Here" (1985), trabalho lançado após sua participação no Rock in Rio 1, apresentou uma retomada, recebendo uma acolhida crítica favorável.
Aliás, James Taylor protagonizou um dos momentos mais emocionantes do festival brasileiro. Numa época em que ele enfrentava períodos ruins, com dependência de drogas e o divórcio com a também cantora Carly Simon, o músico declarou que pensava em abandonar a carreira logo depois de se apresentar no Brasil. Porém, comovido com a inesperada recepção do público brasileiro (cerca de 250 mil pessoas) decidiu ali, retomar as rédeas de sua carreira, versão que é sustentada pelo próprio até hoje, em
entrevistas que concede. Em homenagem ao ocorrido, Taylor até compôs a balada "Only a Dream in Rio" (Apenas um sonho no Rio), que integrou "That's Why I'm Here", na qual declama versos em agradecimento como “I was there that very day and my heart came back alive” (“Eu estava lá naquele dia e meu coração voltou à vida”). Anos mais tarde, ao ser convidado para participar da terceira edição do evento, em 2001, Taylor declarou que para ele “era questão de honra” participar da festa.


Discografia
James Taylor (1968)
Sweet Baby James (1970)
James Taylor and the Original Flying Machine (1971)
Mud Slide Slim and the Blue Horizon (1971)
One Man Dog (1972)
Walking Man (1974)
Gorilla (1975)
In the Pocket (1976)
Greatest Hits (1976)
JT (1977)
Flag (1979)
Dad Loves His Work (1981)
That's Why I'm Here (1985)
Never Die Young (1988)
New Moon Shine (1991)
LIVE (1993)
Best LIVE (1994)
Hourglass (1997)
Greatest Hits Volume 2 (2000)
October Road (2002)
The Best of James Taylor (2003)
James Taylor: A Christmas Album (2004);

Fonte: Wikipédia

Página oficial



Acompanhe a letra da balada romântica.

"You’ve got a Friend"
Você tem um amigo


When you're down and troubled
Quando você estiver abatida e preocupada,
and you need a helping hand
E precisar de uma ajuda,
and nothing, ooh, nothing is going right.
E nada, nada estiver dando certo,
Close your eyes and think of me
Feche seus olhos e pense em mim
and soon I will be there
E logo eu estarei lá
to brighten up even your darkest nights.
Para iluminar até mesmo suas noites mais sombrias.
You just call out my name,
Apenas grite meu nome
and you know wherever I am
E você sabe, onde quer que eu esteja
I'll come running, oh yeah baby
Eu virei correndo, oh sim, querida,
to see you again.
Para te encontrar novamente.

Winter, spring, summer or fall,
Inverno, primavera, verão ou outono,
all you have to do is call
Tudo que você tem de fazer é chamar.
and I'll be there, yeah, yeah, yeah
E eu estarei lá, sim, sim, sim,
You've got a friend.
Você tem um amigo.

If the sky above you
Se o céu acima de você
should turn dark and full of clouds
Tornar-se escuro e cheio de nuvens,
and that old north wind should begin to blow
E aquele antigo vento norte começar a soprar,
Keep your head together and call my name out loud
Mantenha sua calma e grite meu nome em voz alta,
and soon I will be knocking upon your door.
E logo eu estarei batendo na sua porta.
You just call out my name
Apenas chame meu nome
and you know where ever I am
E você sabe, onde quer que eu esteja
I'll come running to see you again.
Eu virei correndo para te encontrar novamente.


Winter, spring, summer or fall
Inverno, primavera, verão ou outono,
all you got to do is call
Tudo que você tem de fazer é chamar,
and I'll be there, yeah, yeah, yeah.
E eu estarei lá, sim, sim, sim.

Hey, ain't it good to know that you've got a friend?
Ei, não é bom saber que você tem um amigo?
People can be so cold.
Pessoas podem ser tão indiferentes,
They'll hurt you and desert you.
Elas te magoarão e te abandonarão,
Well they'll take your soul if you let them.
E então elas tomarão sua alma se você deixá-las.
Oh yeah, but don't you let them.
Oh, sim, mas não as deixe.

You just call out my name
Apenas chame meu nome
and you know where ever I am
E você sabe, onde quer que eu esteja
I'll come running to see you again.
Eu virei correndo para te encontrar novamente.
Oh babe, don't you know that,
Babe, você não percebe que
Winter, spring, summer or fall
Inverno, primavera, verão ou outono,
Hey now, all you've got to do is call.
Ei, agora tudo que você tem a fazer é chamar.
Lord, I'll be there, yes I will.
Deus, eu estarei lá, sim eu estarei,
You've got a friend.
Você tem um amigo,
You've got a friend.
Você tem um amigo,
Ain't it good to know you've got a friend.
Não é bom saber? Você tem um amigo...
Ain't it good to know you've got a friend.
Não é bom saber? Você tem um amigo...
You've got a friend.
Você tem um amigo.


THE BEST - Parte 1
THE BEST - Parte 2


Abraços a todos do TREMDEDOIDO.

Nenhum comentário: